terça-feira, 26 de abril de 2022

Tag questions / Question tags

As tag questions, também chamadas de question tags, são perguntas curtas utilizadas no fim de uma frase para solicitar a confirmação de uma informação dita na frase anterior.
A frase anterior à vírgula costuma expressar uma ideia incerta e a frase posterior à vírgula (a tag question), tem a função de obter a confirmação dessa possibilidade.
Em português também é comum utilizarmos perguntas no final de uma frase para tentarmos confirmar uma informação da qual não temos a certeza.
É muito comum, inclusive, fazermos tal confirmação através do uso de determinadas palavras ou locuções como certonão é mesmo e não é.

Formação das "Tag questions"

Uma das principais características das tag questions é que se o verbo estiver na afirmativa na frase anterior à vírgula, a tag question apresentará o verbo na negativa e vice-versa.
Para saber que verbo/auxiliar deve ser utilizado na tag question, basta passar a frase anterior à vírgula para a forma interrogativa.
Exemplo:
They play the guitar, don't they? (Eles tocam violão, não tocam?)
AfirmativaThey play the guitar. (Eles tocam violão.)
InterrogativaDo they play the guitar? (Eles tocam violão?)
Logo, a tag question será feita com o auxiliar do. Como a frase está na afirmativa, usamos a forma negativa de dodon’t.
Veja mais um exemplo dessa relação entre as formas afirmativa e negativa:
Sally isn’t Doug’s sister, is she? (Sally não é irmã de Doug, é?)
Repare que o verbo da frase anterior à tag question está na forma negativa (isn’t) e por isso, o verbo da tag question "is she?" está na forma afirmativa (is).

Tempo verbal usado nas tag questions

Uma coisa muito importante sobre as tag questions é a observação do tempo verbal utilizado na frase que precede a vírgula.
Ele indicará se o verbo da tag question será utilizado no presente, no passado, no futuro, etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.