terça-feira, 26 de abril de 2022

Indefinite pronouns

 

Indefinite Pronouns:

 

Os pronomes indefinidos em inglês (indefinite pronouns) são aqueles que substituem ou acompanham o substantivo de maneira imprecisa ou indeterminada.

Ou seja, não fazem referência a nenhuma pessoa, lugar ou objeto específico. Por esse motivo, são chamados de indefinidos.

Muitos dos pronomes indefinidos são formados com as palavras someanyno e every.

Quando estão relacionados com pessoas, os pronomes apresentam a terminação: –body ou –one. Para coisas, a terminação é –thing. E para lugares é –where.

Some

Sozinho, o termo some significa algum, alguns, um, uns, uma(s), alguma(s), algo, cerca de certo(s), certa(s), um pouco de.

Quando acompanhados de sufixos a tradução pode ser diferente, por exemplo:

Palavra

Tradução

Exemplos

Somebody

alguém

Somebody is missing. (Está faltando alguém)

Someone

alguém

Someone ate the last piece of pizza. (Alguém comeu o último pedaço de pizza)

Something

algo

We are looking for something to eat. (Nós estamos procurando algo para comer)

Somewhere

em algum lugar

Somewhere in Brazil. (Em algum lugar no Brasil)

Someway

de alguma maneira

I will get there someway. (Eu vou chegar lá de alguma maneira)

O some e seus derivados são utilizados em frases afirmativas. Em alguns casos, o some pode surgir em frases interrogativas.

Any

O termo any significa: qualquer, quaisquer, algum, alguns, alguma(s), nenhum, nenhuma, um, uns, uma(s). No entanto, muitas palavras recebem sufixos, são elas:

Palavra

Tradução

Exemplos

Anybody

ninguém

Can anybody help me with my homework? (Alguém pode me ajudar com meu dever de casa?)

Anyone

qualquer um, ninguém

I didn’t know anyone at the party. (Eu não conhecia ninguém na festa)

Anything

nada

I didn't hear anything. (Eu não ouvi nada)

Anywhere

qualquer lugar

I would go anywhere with you. (Eu iria a qualquer lugar com você)

Anyway

de qualquer forma, jeito

Anyway, we found a place to eat. (De qualquer forma, nós encontramos um lugar para comer)

 

any e os outros pronomes indefinidos associados a ele são geralmente utilizados em negações ou perguntas.

 

No

no é utilizado como pronome adjetivo. Já o none como pronome substantivo. No entanto, a tradução de ambos é a mesma: nenhum, nenhuma. Quando acrescidos sufixos, a tradução muda, por exemplo:

Palavra

Tradução

Exemplos

Nobody

ninguém

Diana threw a party, but nobody showed up. (Diana deu uma festa, mas ninguém apareceu)

No one

ninguém

I thought I heard someone, but there was no one there. (Pensei ter ouvido alguém, mas não havia ninguém lá)

None

nenhum, nenhuma

None of these apples is ripe. (Nenhuma destas maças está madura)

Nothing

nada

I have nothing in my purse. (Não tenho nada na minha bolsa)

Nowhere

em nenhum lugar

Where are you going? Nowhere. (Onde você vai? Em nenhum lugar)

No way

de jeito nenhum

Will you lend me some money? No way! (Você me empresta algum dinheiro? De jeito nenhum.

 

Every

O termo every dependendo de seu contexto significa todo(s), toda(s) e cada. Quando recebem o sufixo, a tradução é diferente:

Palavra

Tradução

Exemplos

Everybody

toda a gente, todo o mundo

Everybody I know prefers chocolate to vanilla. (Todo o mundo que eu conheço prefere chocolate a baunilha)

Everyone

todos, todo o mundo

Everyone wants to come to the party. (Todos querem ir à festa)

Everything

tudo

Everything is possible. (Tudo é possível)

Everywhere

em todos os lugares

God is everywhere. (Deus está em todos os lugares)

Every way

de todo o jeito, todos os sentidos

The new system is functioning perfectly in every way. (O novo sistema está funcionando perfeitamente em todos os sentidos)

 

Fonte: Indefinite Pronouns – Pronomes Indefinidos em Inglês - Toda Matéria (todamateria.com.br)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.